Contato, Comentários, Sugestões
jose_crisostomo@uol.com.br
crisouza@ufba.br

José Crisóstomo de Souza
Deptº, Filosofia FFCH/UFBA
Estrada de S. Lázaro, 197
40210-730 Salvador, Bahia, Brasil
webdesign: Leall

14/04/2001
FOLHA DE SÃO PAULO - JORNAL DE RESENHAS

Carta ao Jornal de Resenhas

Em resenha de "Conversas com Filósofos Brasileiros", publicada pelo Jornal de Resenhas em 10 de fevereiro de 2001, o sr. Ricardo Musse emite juízos depreciativos sobre alguns filósofos cujas entrevistas constam desse livro.

A respeito de Balthazar Barbosa Filho e Guido Antônio de Almeida, o sr. Musse estranha que tenham sido incluídos no rol dos filósofos entrevistados, alegando que nunca publicaram "nem mesmo uma coletânea de artigos". Essa alegação, de natureza factual, é grosseiramente falsa, o que pode ser verificado mediante simples consulta às listas de publicações dos referidos filósofos, acessíveis no endereço do CNPq na internet (www.cnpq.br).

Mais adiante, o sr. Musse, sem se dar ao trabalho de justificar sua opinião e após qualificar Balthazar Barbosa Filho e Guido Antônio de Almeida de "quadros burocráticos da CAPES" define as entrevistas que
concederam, bem como a de Raul Landim Filho, como "pífias", de nível não superior ao de um "bom aluno de graduação".

Acreditamos que a importância dos três filósofos em questão no cenário filosófico brasileiro é inquestionável. Trata-se, sem dúvida, de uma opinião, passível de ser discutida no âmbito de um debate leal de idéias. No entanto, a maneira grosseira, sumária e gratuita como foram emitidos os juízos depreciativos do sr. Musse não permite que os caracterizemos como momentos de um tal debate, mas, pura e simplesmente, como atos levianos de extravasamento de antipatias pessoais.

Lamentamos, pois, que o sr. Musse tenha se utilizado do Jornal de Resenhas para dar vazão a suas antipatias. E lamentamos muito mais que o Jornal de Resenhas tenha se prestado a essa utilização.

Luiz Henrique Lopes dos Santos, Ricardo Ribeiro Terra, Andréa Loparic, Carlos Alberto Ribeiro de Moura, Francis Wolff, João Vergílio Cuter, José Arthur Giannotti, José Carlos Estevão, Marco Zingano, Moacyr Novaes, Oswaldo Porchat Pereira.

leia aqui o texto que provocou esta resposta.