Contato, Comentários, Sugestões
jose_crisostomo@uol.com.br
José Crisóstomo de Souza
Deptº, Filosofia FFCH/UFBA
Estrada de S. Lázaro, 197
40210-730 Salvador, Bahia, Brasil
webdesign: Leall

Ars Vitae / Arte da Vida / Cura Sui

Historicamente a filosofia tem sido não somente um conhecimento superior do que é, mas também um recurso de auto-formação e uma prática de vida – como, de modo exemplar, nas filosofias pós-aristotélicas. Os dois textos que se seguem 1) “A Filosofia como Exercício e Arte de Viver”, e 2) “A Filosofia como Cuidado de Si” –querem ser um pequeno registro disso. E também um cumprimento a Martha Nussbaum, Pierre Hadot e Michel Foucault, por suas contribuições ao assunto.
(JCS)

 

 

  • A Filosofia como Exercício e Arte
    "A filosofia era exatamente a arte de viver, ‘tendo por conteúdo a vida de cada pessoa’. Não apenas uma instrução, mas 'o caminho'. E, a ser assim, o que devo buscar na filosofia não é corrigir meu conhecimento, mas 'me transformar'. Por isso ela é exercício - para os platônicos, os estóicos, os epicuristas , etc. Tanto quanto viver é - ou deve ser - um exercício e uma arte."
    JCS
  • A Filosofia como Cultivo de Si
    "Sócrates se dizia enviado pelos deuses apenas para lembrar aos homens que eles deveriam cuidar de si. Zeus não somente te criou como também te entregou somente a ti', acrescentava mais tarde Epictetus, apontando para a dupla dimensão, de privilégio e dever, que cercava aquele empenho. (...) A ética de que estamos tratando aqui compreende uma série de práticas através das quais o indivíduo se constitui a si mesmo como admirável sujeito moral, 'esculpindo a própria estátua'." JCS